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 Nissan Skyline -A História do Mito- part/1

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Crosslie
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MensagemAssunto: Nissan Skyline -A História do Mito- part/1   Sex Dez 07, 2007 9:46 pm

O Skyline é um carro tão tradicional no mercado japonês, que sua origem é mais antiga que a própria montadora que o produz. A produção do Skyline iniciou-se em 1955, quando a Prince Motor Company -- empresa fundada três anos antes pela Tama Electric Car Company, fabricante de veículos elétricos -- lançou o modelo ALSI-1, com motor da Fuji Precision Industries de 1,5 litro e 60 cv. Em 1966 o governo japonês sugeria a criação de grandes empresas para competir no mercado internacional, o que levou a Prince a fundir-se com a Nissan.

Prince ALSI-1


A primeira versão do Skyline, chamada de ALSI-1 entrou em produção em abril de 1957, naquela época era vendido como um carro de luxo, sob a marca Prince. Esta versão vinha com um motor 1,5 litro, que produzia 60 cv, este motor era padrão para toda a linha. O desempenho era relativo aos sedãs médios da época, alcançava 140 Km/h. Eram oferecidas carroçerias sedan e station wagon, havia também uma versão pick-up e um furgão, chamados Prince Skyway.

Prince ALSI-2
Para 1958, a Prince modificou o conjunto óptico, adotando quatro faróis (antes eram dois). Este facelift fez com que o carro fosse chamado apartir daí de ALSI-2. A motorzação foi levemente modificada, a cilindrada continuava com 1,5 litro, mas a potência subiu para 70 cv, esta nova motorização proporcionou uma sensível melhora no desempenho.

Skyline Sport (BLRA-3)

Em 1961, entrou em produção a versão Skyline Sport, versão esta que ficou conhecida como BLRA-3, foi apartir daí que as potencialidades esportivas do modelo passaram a ser exploradas. A carroceria era desenhada por Giovanni Michelotti e estava disponível como coupé e conversível, adotaram-se nesta carroceria elementos de design que foram utilizados em quase todas as gerações posteriores posteriores, como os faróis trapezoidais. A motorização era 1,9 litro com 94 cv de potência e passava uma senssação de esportividade. Apenas alguns milhares foram produzidos, isso contribuí para que esta seja uma das versões mais caras e procuradas por colecionadores do Japão.

Nissan Skyline 2000GT
Versões mais esportivas já existiam em 1961, como o Skyline Sport BLRA-3 de 1,9 litro e 94 cv. Mas foi em 1964 que nasceu um marco: o Skyline 2000 GT, destinado a competições, que trazia o compartimento do motor ampliado em 20 cm para alojar o seis-em-linha de 2,0 litros do modelo Gloria. O sucesso da versão levou a Prince a produzi-la em série, em duas opções de rua: GT-A, com um carburador e 105 cv, e GT-B, com três Webers 40, alta taxa de compressão, 125 cv e câmbio de cinco marchas.

Nissan Skyline 2000GT-R
Nissan Skyline 2000GT-X

O nome Skyline já representava muito para os japoneses quando, em 1972, surgia a nova geração C110, que incluía os potentes 2000 GT-X (130 cv) e GT-R (160 cv), de duas e quatro portas. A sigla GT-R desaparecia em 1977, com a geração C211, cuja versão de topo -- lançada em 1980 -- era a 2000 GT-ES, com turbocompressor e 140 cv, um modo de atender às normas de emissões poluentes.

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MensagemAssunto: part/2   Sex Dez 07, 2007 10:16 pm

Nissan Skyline 2000GT-E

Essa série é conhecida como "Hakosuka", em que "Hako" significa caixa
em japonês e "Suka" é uma forma reduzida de "Sukairain" que significa
Skyline no indioma local.
A quinta geração tinha estilo mais leve e, emboranão retomasse o esportivo GT-R,
oferecia o GT-ES, com turbo e 145cv no motor de 2.0 Litros.

Nissan Skyline 2800GT

Nissan Skyline R30

A série R3X - Em 1981 a Nissan inaugurava a série R3X, ou seja, começando pela R30 e chegando à atual R34. A primeira geração, com linhas retas e pouco esportivas, recebia em 1982 as versões 2000 GT e 2800 GT de seis cilindros. Havia também o Skyline RS, com um quatro-cilindros de 2,0 litros e 150 cv, que no ano seguinte recebia um turbo para chegar a 190 cv -- mais tarde passaria a 250 cv, com o uso de resfriador de ar. Conhecido como RS-X ou Turbo C, esse Skyline obteve êxito nas ruas e nas pistas.

Nissan Skyline R31

A geração seguinte, R31, parecia mais voltada ao conforto que à esportividade, mas isso logo mudou. Um novo seis-em-linha 2,0 turbo, de 180 cv, inaugurava a família de motores até hoje utilizada no modelo, embora a versão cupê chegasse só em 1986. O GTS-X de 1988, de 190 cv, introduzia o sistema HICAS (High Capacity Active Steering, ou direção ativa de alta capacidade), que esterçava as rodas traseiras no mesmo sentido das dianteiras para contribuir na estabilidade -- não para facilitar manobras em locais estreitos, como em outros sistemas do gênero.

Nissan Skyline R32

Em 1989 chegava o Skyline R32, em versões sedã e coupê, com tração traseira ou integral. Ao seis-cilindros 2,0 de 155 cv eram adicionados depois um turbo de 215 cv, no GTS-T Type M, e um 2,5 aspirado de 180 cv. A sigla GT-R retornava depois de uma década, no modelo que seria conhecido por "Godzilla", em alusão ao assustador réptil do desenho animado japonês. Uma de suas atrações era a tração integral com repartição variável de torque -- de 100% às rodas traseiras até 50/50, de acordo com a aderência.

O sistema Super-HICAS aperfeiçoava a direção nas quatro rodas e o motor de seis cilindros e 2,6 litros, com dois turbos, chegava a 280 cv -- poderiam ser mais, não fosse a limitação da legislação japonesa. De 0 a 96 km/h bastavam 4,8 s, tão rápido quanto um Ferrari F355. Sua versão de corrida venceu tantas vezes no Grupo A nipônico que a categoria foi abolida, por falta de concorrentes para a Nissan.


Nissan Skyline R33 Front

Nissan Skyline R33 Back

O R33 era a geração seguinte, pouco maior e mais pesada, portanto menos ágil. Lançadas em 1995, as versões GT-S incluíam os 2,5 litros de 190 cv e 255 cv, este com turbo. O GT-R chegava com melhor distribuição de torque, mantendo-se no limite legal de 280 cv, e sistemas aprimorados de tração e direção integrais. A divisão NISMO (Nissan Motorsports) fez uma versão para o Grupo A e pôde oferecer ao público 99 unidades do Skyline 400R, em 1996. Era a versão de rua de um carro de corrida, por isso liberada do limite de 280 cv: extraía 400 cv a 6.800 rpm do motor biturbo de 2,8 litros, com tração integral. Houve também uma única unidade do GT-R LM, de 305 cv e tração traseira apenas, construída para homologação. Outro R33 muito especial era o Autech GT-R, um quatro-portas feito à semelhança do GT-R cupê para celebrar os 40 anos do Skyline. A NISMO preparou uma versão de 380 cv do carro, com o estilo agressivo baseado no 400R.
Para muitos o R32 permanecia o melhor Skyline, por sua agilidade e dimensões compactas. A Nissan ouviu os entusiastas ao desenvolver a geração R34, que chegava com motores de 140, 193 e 280 cv nas versões GT. A GT-R aparecia logo depois, detendo o recorde para carros de produção no circuito alemão de Nürburgring até ser superado pelo Porsche 911 Turbo da série 996;

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MensagemAssunto: Finally R34 !!!^^   Sex Dez 07, 2007 10:56 pm

Aprimorado sob vários aspctos, o GT-R da Décima geração será lembrado para sempre.

A geração R34, mantém a potência limitada a 280 cv, mas preparadores a levam a mais de 1.000 cv.

O desenho musculoso remete ao R32 e a eletrônica comanda a tração e a direção integrais tornando-o rápido e sedutor como nenhum outro modelo nipônico.
Como nas duas gerações anteriores, a versão V-Spec deixava o GT-R ainda mais interessante:
tinha suspensão recalibrada e mais baixa. Difusor em fibra de carbono para disciplinar o ar
que passava sob o carro. Tração integral mais sofisticada e, nomostrador do painel,
indicação de aceleração lateral e do tempo de volta no circuito.

A série N1, de produção reduzida, vinha despojada para alívio de peso.
Depois dela vinha a V-Spec II, com capô em fibra de carbono, mais leve que o de alumínio daV-Spec conhecida.
E a M-Spec Favoreciao conforto com bancos aquecidos, revestidos em couro e suspenção mais macia.

Nosalão de Tokyo de 2001 a Nissan despertava a euforia dos entusiastas ao apresentar o Carro Conceito GT-R.
De formas imponentes e com as tradicionais lanternas circulares, pareciao futuro breve do Cupê mais potente da linha...mas não aconteceu.
Em agosto de 2002, para decepção dos fãs, o Skyline GT-R saia de produção, sob a alegação de que o motor não atendia aos novos limites de emissões poluentes.
Outra série limitada, de 1.000 unidades, marcava o encerramento do mito:
a Nür (alusiva a Nürburgring), com motor baseado no da versão N1 era a despedida desta série esportiva. A potencia divulgada permanecia no limite legal de 280cv.

Nismo Skyline GT-R Z-Tune

Curiosamente, o R34 rendeu mais uma edição especial anos depois de deixar o mercado.
Em fevereiro de 2005 era apresentada pela Nismo, em celebração a seus 20 anos, a série GT-R Z-Tune.
Foram escolhidos 20 carros com menos de 30.000km, que receberam reforços na estrutura e motor ampliado para 2.8litros, com comando de valvulas, virabrequim e bielas usados na classe GT500 do JGTC.
Os dois turbos com maior pressão produziam 500cv e 55m.kgf.
Transmissão reforçada, freios da italiana Brembo, suspenção regulavel, rodas de aluminio forjado e pneus 265/35-18 formavam um conjunto harmonioso.

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